Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Lançamento de documentário sobre alimento marca plenária do Consea
Postado em 04/05/2010 | fonte - Consea/ Foto capa: Jorge Cordeiro - Agecom

A Feira de Sabores e Saberes do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos da Reforma Agrária nos Estados da Bahia e Sergipe é um dos destaques do documentário Alimento: Direito ou Mercadoria?, lançado no último dia 28 de abril durante a XVI Reunião Plenária do Conselho Nacional Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Brasília.

O filme, que faz parte da série "O Brasil que Queremos - Reforma Agrária", foi dirigido por Patrícia Antunes e busca nos acampamentos e pré-assentamentos os saberes e fazeres dessa gente, ainda tão invisível à sociedade. A sensação é de estar numa corda bamba entre o sonho e a realidade. Ao som da canção "Do Brasil", de Vander Lee, ganham vida temas como reforma agrária, segurança alimentar e nutricional, convivência com os biomas, agricultura familiar e agroecológi ca, cultura e economia solidária.

As ações e reflexões reveladas no documentário são resultado de um processo de formação e mobilização social promovido ao longo desse e de outros projetos de desenvolvimento solidário e sustentável para o Brasil. Tudo acaba e começa nas feiras: lugar de encontros, o­nde esse povo revela sua cultura e identidades, troca experiências e produtos e volta abastecido para recomeçar os plantios, as lidas e lutas cotidianas.

Realizada em agosto de 2009, a Feira de Sabores e Saberes do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos da Reforma Agrária nos Estados da Bahia e Sergipe, tomou conta da Praça Municipal de Salvador, com cerca de 200 acampados e pré-assentados, além de trabalhadores convidados pela Cáritas. No projeto, a feira tem o objetivo de incentivar e fortalecer ações de economia popular solidária nas áreas de reforma agrária.

O Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional articula diversos movimentos e entidades de luta pela terra na estruturação de sistemas coletivos de produção em núcleos familiares para o auto-abastecimento e a comercialização de excedentes em feiras locais.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também participou da XVI Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ao tratar da saúde na segurança alimentar e nutricional, Ana Beatriz Vasconcellos, da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde, presente ao evento, informou sobre os seminários realizados nos municípios para discutir a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Para Ana Beatriz, as discussões sobre alimentação também estão associadas às questões de financiamento do SUS. Ela defendeu o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) no reforço à atenção primária.

Também participaram da mesa sobre a saúde na segurança alimentar e nutricional o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rômulo Paes de Sousa, e a conselheira do Consea, Sílvia Rigon, que apresentou ao plenário o documento do Conselho sobre a PNAN, que será encaminhado ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br