Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

CONBRAN termina sábado reunindo centenas de nutricionistas
Postado em 28/05/2010

Com recorde de apresentação de trabalhos científicos - mais de 1.000 - e com aproximadamente 3 mil participantes e 34 expositores na Feira NutriExpo, o XXI Congresso Brasileiro de Nutrição mudou a rotina de Joinville, Santa Catarina. O evento começou dia 26 incluindo na pauta o I Congresso Ibero-americano de Nutrição e o I Simpósio Latino-americano de Nutrição Esportiva. o­ntem, dia 28, entre os destaques da programação, o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) - coordenador da Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe - abriu a conferência da manhã enfocando o "Direito humano à alimentação adequada - perspectivas nacionais e internacionais".

Fonteles exemplificou formas de preconceito ao DHAA. “Ninguém questiona a educação pública, por exemplo, os hospitais públicos, seja para atender a população carente ou aqueles que têm mais condições. Agora, as ações que garantem aos cidadãos o acesso aos alimentos, como o Bolsa Família, é classificado como esmola. Isso precisa mudar”, defendeu. O parlamentar defende, ainda, a ampliação dos restaurantes populares.

Destaque também para a mesa redonda que reuniu os especialistas Aliny Stefanuto, Mauro Fisberg, Kenia Mara Baiocchi de Carvalho e Angel Gil (Espanha) em torno do tema Intervenção Nutricional na infância e Adolescência.

Dados apresentados pelos palestristas mostram que as doenças não transmissíveis (DNT) matam mais do que as doenças transmissíveis (DT) no Brasil. Isso se deve há diversas questões epidemiológicas e é preciso, para reverter esse quadro, uma mudança radical de hábitos de vida, especialmente através de uma alimentação saudável e da prática permanente de atividades físicas. Hábitos simples podem ajudar a reduzir sensivelmente esse quadro.

Um fator que contribui para o significativo aumento do número de obesos e para o risco das DNT é o fenômeno da globalização. Esse fenômeno interfere diretamente na realidade dos cidadãos, pois, através da constante e intensa troca de informações, a população adquire novos hábitos de forma muito rápida, muito em função da disseminação rápida de hábitos e novas manias. Especificamente nos casos de obesidade infantil, há um estudo que comprova que a origem da obesidade e de hábitos alimentares inadequados, bem como sua manutenção, se deve à influência da família e da televisão na mesma medida. A maior prevalência dos índices de obesidade se dá nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, especialmente nas áreas urbanas.

A cobertura do XXI CONBRAN pode ser acompanhada em tempo real pelo site oficial do evento - www.conbran.com.br

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br