Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Seminário sobre a Política de alimentação e Nutrição acontece em Brasília
Postado em 08/06/2010

Começa nesta terça-feira (8), com a participação da presidente da ASBRAN, Marcia Fidelix, e da secretária-executiva Sônia Lucena, o "Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição no SUS: PNAN 10 anos". Autoridades, trabalhadores, gestores, usuários, prestadores de serviços, entidades, organizações, representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional e ainda especialistas em políticas públicas de alimentação e nutrição vão debater o tema "Dez anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)" até a próxima sexta-feira, dia 10.

O objetivo do seminário é avaliar a política, identificar avanços e propor diretrizes para sua reformulação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A ASBRAN atua como entidade executora do evento, em parceria com a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN).

A abertura nesta terça, às 10 horas, terá a presença da coordenadora geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGPAN/MS), Ana Beatriz Vasconcellos, do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Junior, e de outras autoridades.

A conselheira Marília Leão, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), representa o presidente Renato S. Maluf.

"A falta de acesso a uma alimentação adequada e saudável compromete diretamente a saúde. No Brasil, adultos e crianças convivem com o problema da desnutrição, sobrepeso, obesidade e doenças associadas a esse quadro. Muitas vezes os problemas acontecem na mesma família e, sobretudo, nos grupos sociais mais vulneráveis", explicou Ana Beatriz.

"Viabilizar o direito humano à alimentação adequada e saudável é um grande desafio, principalmente quando o alimento é compreendido somente como uma mercadoria e a nutrição algo que se resolve no mercado. Hoje, o forte estimulo ao consumo de alimentos nutricionalmente inadequados responde pela maior parte da carga de doenças e exige na esfera política a adoção de medidas abrangentes e coordenadas capazes de reverter este quadro".

O Seminário será a etapa final de um processo iniciado no começo do ano com os Seminários Estaduais. "Garantir a participa ção dos estados na construção deste novo ciclo da PNAN será imprescindível para que sua efetivação, como política abrangente do SUS, promova melhores níveis de nutrição e resulte em qualidade de vida para todos", destacou Ana Beatriz.

O evento será promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), por intermédio da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN), em parceria com a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN).

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br