Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição no SUS: PNAN 10 anos
Postado em 09/06/2010



"O Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição no SUS: PNAN 10 anos tem possibilitado ampliar o debate da territorialização das ações no SUS, sob a ótica da segurança alimentar e nutricional, como bem enfatizou o secretário-geral da Organização Internacional para o Direito Humano à Alimentação - Fian Internacional, Flávio Valente, na conferência de abertura".

A avaliação é da presidente da ASBRAN, Marcia Fidelix, que desde o­ntem (8) participa do evento, em Brasília, como membro da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN), juntamente com a secretária-executiva Sônia Lucena.

Na abertura, Flávio Valente destacou ainda que as ações de alimentação e nutrição na saúde não devem se limitar a atividades curativas e assistencial, sejam individuais ou coletivas, mas que devem buscar o conhecimento do território e buscar a necessária intersetorialidade.

Flávio Valente falou sobre as "Perspectivas para a Política de Alimentação e Nutrição no Brasil e no Mundo". Segundo ele, "o Brasil atualmente tem a responsabilidade mundial de contribuir para esse debate que está ressurgindo depois de um período de muita redução de investimento na área de nutrição". Ele destacou a importância da nutrição não só no combate à fome, como também na promoção da saúde e dignidade das pessoas. "Não estamos falando somente de uma alimentação adequada, nós estamos falamos de uma alimentação digna, que produz gente digna, gente capaz de participar e de ser saudável".

Ele ainda abordou os modos de produção agrícola e os fatores que interferem diretamente no seu desenvolvimento como o trabalho escravo, intoxicação por produtos químicos, exclusão da terra e cultura dos povos tradicionais.

No período da tarde ocorreram dois painéis. O primeiro teve por objetivo propor uma avaliação da PNAN sob a ótica do controle social, da academia e do governo. Já o segundo painel buscou tratar da necessidade da regulação dos alimentos, abordando aspectos relativos à produção, ao uso de agrotóxico, a política de abastecimento alimentar e a regulamentação de alimentos sob a ótica do direito sanitário e frente aos novos desafios apresentados pelas mudanças no padrão alimentar e nutricional da população.


LEGENDA FOTO 1
MESA DE ABERTURA, da esquerda para direita: Marcia Motta - SCTIE/MS, Claunara Schilling - SAS/MS, Francisco Batista Júnior - CNS, Ana Beatriz Vasconcellos - CGPAN/MS, Elisabetta Recine – ABRASCO e Marília Leão - CONSEA



LEGENDA FOTO 2
PARTICIPANTES com secretário-geral da Organização Internacional para o Direito Humano à Alimentação - Fian Internacional, Flávio Valente.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br