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Asbran

Lideranças da ASBRAN em seminário de Gestão do Trabalho na Saúde
Postado em 20/07/2010

A presidente da ASBRAN, Marcia Fidelix, e a vice-presidente Virginia Nascimento participam em Brasília do Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que termina nesta quarta-feira, dia 21. No evento, profissionais do setor discutem os desafios e as tendências nacionais na gestão do trabalho e educação na saúde do século XXI para subsidiar e contribuir para o fortalecimento do SUS.

Marcia Fidelix participou dias 19 e 20 de oficinas sobre Gestão do Trabalho em Saúde e Mercosul, que contou com a presença de representantes dos dos Ministérios da Saúde dos Estados Partes do MERCOSUL.

Levando em consideração que a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos está intimamente relacionada com a livre circulação de trabalhadores, e que isso, na prática, implica em enfrentar entre outras questões, tais como as políticas de migração; as políticas de integração dos blocos regionais; a formação e utilização dos profissionais (e suas repercussões no sistema formador e prestador dos serviços de saúde); a equiparação curricular e a regulação dos profissionais, entre outras, os organizadores do seminário consideram de grande importância debater a gestão do trabalho no âmbito do MERCOSUL.

ENTENDA O FOCO DO DEBATE

O maior desafio colocado ao Sistema de Saúde - SUS é a efetiva garantia do direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros, especialmente no que se refere ao acesso à atenção integral, resolutiva e de qualidade, de acordo com as suas necessidades.
A operacionalização de tais mudanças exige que profissionais e gestores da saúde tenham acesso a saberes e práticas que possibilitem a qualificação da atenção e da gestão do SUS em permanentes processos de aprendizagem. Assim, existem dois eixos fundamentais: a gestão da educação e a gestão do trabalho, que têm por base as diretrizes para consolidação do SUS, constituídas de intervenções positivas no cotidiano dos sistemas de saúde e que resultem em efeitos duradouros e positivos na atenção e gestão, com qualidade e resolutivos para os cidadãos.

A gestão da educação fundamenta-se na estruturação de processos educativos, em nível de formação (graduação e educação profissional) e em serviço para os profissionais de saúde (educação permanente em saúde), portanto, as atividades englobam o apoio às instâncias de preparação de profissionais da área da saúde e a busca da integração dos setores da Saúde e da Educação para o fortalecimento das instituições formadoras, no interesse do SUS, e para a adequação da formação profissional às necessidades da saúde da população.

O trabalho é entendido como um processo de trocas, de criatividade, co-participação e co-responsabilização, de enriquecimento e comprometimento mútuos. Assim, a gestão do trabalho pressupõe a garantia de requisitos básicos para a valorização do trabalhador da saúde e do seu trabalho, tais como: Plano de Carreira, Cargos e Salários; vínculos de trabalho com proteção social;espaços de discussão e negociação das relações de trabalho em saúde, com mesas de negociação permanente e comissões locais de negociação de condições de trabalho; capacitação e educação permanente dos trabalhadores; humanização da qualidade do trabalho, dentre outros.

 

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