Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Ocupação de terras por transnacionais pode agravar a fome
Postado em 17/10/2010

Relatório do Observatório Internacional do Direito Humano à Alimentação e Nutrição sobre a fome no mundo mostra que nos últimos três anos - que coincidem com o período do agravamento da crise do sistema alimentar global - entre 20 e 50 milhões de hectares de terra foram adquiridos por grandes grupos transnacionais na África, Ásia e América Latina, desalojando comunidades rurais e agravando a fome para grandes contingentes populacionais.

A situação é preocupante e tem levado lideranças da FAO a alertarem os estados para que respeitem os tratados internacionais de direitos humanos, monitorem a expansão das transnacionais e adotem ações para mudar urgentemente o quadro de pobreza e fome nos países.

Projeto 1billionhungry – Assine a petição contra a fome!


Lançada em maio de 2010 pela FAO a campanha 1billionhungry continua colhendo milhões de assinaturas em todo o mundo em favor do combate à fome. A petição o­nline pede que as pessoas fiquem furiosas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas no mundo viva com fome. O projeto 1billionhungry (um bilhão com fome, na tradução literal) usa imagens e mensagens fortes para chamar atenção ao problema e pedir um basta à fome, tendo o ator Jeremy Irons como estrela de filme promocional.

O projeto 1billionhungry  tem o apoio de diversas organizações da sociedade civil, entre elas a Associação Mundial de Bandeirantes. Desde maio, várias organizações estão se unindo para ampliar a divulgação, entre elas a ASBRAN. No Brasil, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é um dos parceiros da campanha.

Se o mundo continuar no mesmo ritmo de redução da fome, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de reduzir pela metade o percentual de pessoas famintas até 2015 não será alcançado. Da cerca de um bilhão de pessoas com fome, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.

A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050.

Assine a petição hoje mesmo - Projeto 1billionhungry: www.1billionhungry.org/rlcprensa

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br