Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Estudantes de nutrição se reuniram para discutir o futuro nutricionista
Postado em 30/11/2010 | fonte - CRN-5

Na tarde do último dia 26, cerca de 50 estudantes, concluintes de cursos de graduação em nutrição de Salvador, se reuniram no auditório do Pavilhão de Aulas 4 da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Paralela em Salvador, durante o II Encontro de Concluintes do curso de Nutrição.

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (Bahia e Sergipe), teve como objetivos iniciar a aproximação entre a autarquia e o futuro nutricionista, além de esclarecer a respeito do papel, atribuições e importância do papel do CRN e das demais entidades de classe ligadas à nutrição - leia-se Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), em âmbito federal; Associação Baiana de Nutrição (Anba), estadual; e Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Bahia (Sindinut-Ba).

Na abertura do evento, a conselheira do CRN-5, Joelma Cláudia Ribeiro, agradeceu a coordenadora do curso de Nutrição da FTC, Amanda Valente, pela concessão do espaço para o evento, bem como a presença de todos. Em seguida, a assessora técnica do Regional, Amélia Reis, falou sobre o Sistema Conselho Federal de Nutricionistas/ Conselhos Regionais de Nutricionistas (CFN-CRNs) e sobre a estrutura do Conselho.

A nutricionista também esclareceu aos presentes sobre a importância da inscrição dos nutricionistas, como fazê-la, sua finalidade, tipos de anuidade (provisória, definitiva e secundária), valores e procedimentos para solicitar a inscrição a partir da colação de grau. À pedido de um dos estudantes, Amélia explicou como acontece o processo eleitoral do CRN-5 e informou a situação em que se encontra o processo relacionado ao próximo pleito, referente à escolha do plenário para o triênio 2011-2014.

Com a palavra, a fiscal do CRN-5, Izabelle Gasparini, iniciou sua participação comentando a importância do reconhecimento da profissão, “que em primeiro lugar deve ser valorizada pelos próprios nutricionistas, para só assim alcançar também o reconhecimento da sociedade e do mercado”, declarou antes de dar o exemplo negativo de professores graduados em nutrição que, durante visitas fiscais, têm declarado não serem nutricionistas e sim professores. Afirmações como esta revelam um total desconhecimento da legislação pertinente à nossa profissão, já que a docência é uma das áreas de atuação do nutricionista”, destacou.

Izabelle deu inúmeros outros exemplos práticos de fatos comuns nas visitas fiscais, citando as irregularidades mais freqüentes, com o objetivo de evitá-las entre os futuros nutricionistas presentes no Encontro. A fiscal aproveitou para abordar o passo a passo de uma visita desde o agendamento da mesma. Ela também explicou termos como Responsabilidade Técnica (RT), Quadro Técnico (QT), notificações, processos éticos, termos de visita, auto de infração e multas. “Ninguém precisa temer uma visita fiscal, o que todos precisam é zelar por conhecer e obedecer à legislação pertinente à nossa profissão, isso é dever de todos nós, pois o Direito não aceita a justificativa de desconhecimento da lei, visto que ela está acessível a todos”, disse.

A representante da Associação Baiana de Nutricionistas (Anba), Joselina Martins, abriu seu discurso reiterando a importância da postura ética do profissional para a própria valorização. Em seguida, apresentou um breve histórico da Asbran e da Anba, destacando a luta da primeira (na época chamada de Febran) para formação do Sistema CFN-CRN e a da Asbran para formação do Sindicato representativo da categoria, hoje revitalizado.

Joselina apontou que a Asbran é a única das entidades que permite a filiação de estudantes. “A Asbran tem assento no Ministério da Educação, é uma das responsáveis pelo título de especialista para nutricionistas e seus filiados têm acesso a eventos, publicações, orientações científicas diversas”, comentou. Apesar disso, na Bahia, a Associação (Anba) tem passado por dificuldades, devido à escassez de filiações e de interesse da categoria em mantê-la.

“Em março ou abril, teremos eleições e poderemos revitalizar a associação, mas isso só vai acontecer se nos próximos meses tivermos um número mínimo de filiações. Se isso não ocorrer, por falta de eleitores, a Anba terá que encerrar suas atividades e a Asbran ficará sem representante na Bahia, infelizmente”, declarou.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br