Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Dia Mundial da Saúde: alerta para uso indiscriminado de medicamentos
Postado em 06/04/2011

A Organização Mundial de Saúde lança hoje (7/11/2011) uma política com seis pontos para o controle da resistência antimicrobiana. A iniciativa marca o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta data e envolve ainda um apelo  aos países e autoridades de saúde para que adotem a proposta.

A decisão da OMS deve-se à análise que aponta a resistência aos antimicrobianos que configura ameaça a vários tratamentos das três principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo, o controle do HIV, da malária e da tuberculose. Segundo a OMS, a cada ano surgem no mundo 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil óbitos.

A resistência ocorre quando os microorganismos - bactérias, vírus, fungos e parasitas - se tornam imunes à maior parte dos remédios usados nos tratamentos e passam a ser chamados de superbactérias.

A organização alerta que o aumento de casos está relacionado ao uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, ao abandono de tratamentos, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade e falta de controle e empenho por parte dos governos.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 e a cada ano a data serve de oportunidade para se fomentar a consciência sobre alguns temas relacionados com a saúde mundial. A população também pode participar e enviar fotos ou vídeos sobre iniciativas em suas cidades que promovem a saúde urbana. Basta acessar o site da OMS http://www.who.int/world-health-day/2010/en/index.html 

No Brasil

Por determinação da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias do País somente pode ser realizada com apresentação de duas vias da prescrição médica.

A medida pretende restringir a automedicação. Uma via é retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente.

Evento em SP

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), junto com as secretarias municipais, promove a 11ª Edição da Feira da Saúde que terá com o tema “A informação é a melhor prevenção”. A feira acontece das 8h às 17h, no Pátio do Colégio, e a população terá acesso a exames gratuitos, diagnósticos e orientações para evitar doenças e adquirir medicamentos grátis ou mais baratos. Serão montadas 47 barracas temáticas, representadas por várias entidades e sociedades médicas.

Alagoas

O Dia Mundial da Saúde também terá programação especial no Estado de Alagoas o­nde a Secretaria de Estado da Saúde realizará no próximo domingo, 10 de abril, das 9h às 14h, na Praia de Pajuçara, uma grande mobilização com atividades voltadas à promoção da qualidade de vida do alagoano. O dia será marcado por apresentações culturais, passeio ciclístico, distribuição de material educativo sobre Dengue, DST/AIDS, Câncer, Água, Nutrição, Atividade física, Hipertensão e Diabetes.

Entre as ações haverá aferição da pressão arterial, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e teste de hepatite B. Além disso, profissionais de saúde vão orientar a população quanto à prevenção de câncer de mama, pele, útero e sobre tabagismo.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br