Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Projeto de lei prevê programa para prevenir obesidade entre estudantes
Postado em 02/05/2011 | fonte - Diário do Vale

A obesidade infantil tem se tornado, nos últimos anos, um problema mundial de saúde: a cada ano o número de crianças e adolescentes obesas está aumentando cada vez mais, independente de classe social, credo ou raça.

Para ajudar a diminuir esse drama entre as crianças e adolescentes de Volta Redonda, o vereador Antônio Roberto Tavares, o Toninho Oreste (PMDB), elaborou um projeto de lei cujo objetivo principal é reduzir a obesidade na da rede pública municipal de ensino. O projeto, para ser colocado em prática, precisa ser sancionado pelo prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB).

Após ser aprovado em primeira votação na última terça feira, o projeto - que dispõe sobre a criação de um programa municipal de prevenção da obesidade em crianças e adolescentes - agora vai tramitar na Casa para depois ser enviado ao Executivo.

Segundo Toninho Oreste, a ideia do projeto foi inspirada em um trabalho social desenvolvido no bairro Vila Brasília, conhecido como "Viver Bem", em que a comunidade recebe o atendimento de um nutricionista duas vezes por semana.

- Acompanhando o trabalho dos nutricionistas junto aos moradores observei que havia muitas crianças obesas e com problemas de saúde decorrentes da obesidade - explicou.

De acordo com o vereador, o projeto consiste em promover ações e serviços para prevenir e controlar a ocorrência de obesidade e de sobrepeso em crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino, além de conscientizar os jovens sobre as causas da obesidade e suas consequências para a saúde.

Entre as ações citadas no projeto, Oreste destaca a inclusão na grade curricular escolar de informações sobre alimentação saudável, além do incentivo à prática de esportes e exercícios físicos adequados a cada faixa etária com base no diagnóstico nutricional do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). A iniciativa também prevê a realização de palestras e outras atividades.

- Acredito que a obesidade pode interferir no desempenho escolar do aluno, além de ser um grande incentivador para que ele acabe sofrendo a prática do bullying na escola. Acho que as escolas já se preocupam com a alimentação balanceada, mas ainda falta uma maior orientação junto aos alunos e familiares.

Também penso que uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde poderão reduzir os atendimentos clínicos e hospitalares por doenças derivadas da obesidade - avaliou.

De acordo com Toninho Oreste, os pais ou responsáveis responderão, na ocasião de sua matrícula, a um questionário com o objetivo de obter informações suficientes que, em conjunto com um exame antropométrico (que indica o índice de gordura), auxiliará na identificação de sobrepeso, obesidade ou quadro indicativo da possibilidade de vir a desenvolver estas condições.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br