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Asbran

Parceria do Ministério da Saúde com a rede Mcdonalds gera manifesto
Postado em 31/05/2011

A Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos manifestou-se através de uma carta, junto ao Ministro da Saúde sobre a parceria entre o Ministério da Saúde e o Mcdonalds. O Ministério está envolvido em campanha publicitária da rede de lanchonetes da empresa McDonald´s no Brasil.

Segundo a carta, o envolvimento não se coaduna com o histórico do Ministério da Saúde na promoção da segurança alimentar e nutricional da população brasileira. O manifesto se dá devido a campanha que se refere especificamente ao uso nas lojas da rede McDonald’s de toalhas de bandeja que reproduzem, lado a lado, material educativo elaborado pelo Ministério da Saúde e publicidade dos produtos comercializados pela rede.

Um dos lados da toalha há mensagens que exaltam a importância para a saúde da prática de atividade física, da ingestão de água, do sono, da proteção contra a exposição excessiva ao sol e da alimentação saudável. Junto a essas mensagens, são mostrados o símbolo da empresa e seu slogan ‘amo muito tudo isso’, o website e o Disque-Saúde do Ministério da Saúde e a referência ao Ministério como fonte das mensagens educativas.

No verso,  há a reprodução do cardápio dos produtos oferecidos pela rede – sanduíches, batatas fritas, saladas, molhos, bebidas e sobremesas – com informações (em letras miúdas) sobre sua composição nutricional.

Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos

A Frente pela Regulação da Propaganda de Alimentos foi lançada no dia 17 de dezembro de 2010 e faz parte da ampla mobilização de organizações em defesa da Resolução da Anvisa que regulamenta a publicidade de alimentos com alto teor de açúcar, gorduras e sódio e de bebidas com baixo teor nutricional. A Frente está composta por diversas organizações que trabalham questões relacionadas a saúde, nutrição e defesa dos direitos do consumidor e da criança, entre elas a ASBRAN.

Confira a carta na integra.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

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