Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Frutas secas têm mesmo nível nutricional das frescas
Postado em 04/07/2011 | fonte - Globo rural - Luciana Franco

Pesquisadores de renome internacional da área de saúde apresentaram suas opiniões no recente 30th World Nut & Dried Fruit Congress  (30º Congresso Mundial de Nozes e Frutas Secas), recomendando que os criadores de políticas de alimentos considerem as frutas secas equivalentes às frutas frescas em recomendações nutricionais em todo o mundo.

As apresentações reconhecem que as frutas secas tradicionais sem adição de açúcar, tais como passas, ameixas, figos, tâmaras, damascos e maçãs devem ser incluídas na mesma proporção que as recomendações de frutas frescas pelos criadores de políticas de todo o mundo.

Organizado pela International Nut and Dried Fruit Foundation (Fundação Internacional de Nozes e Frutas Secas) o 30th World Nut & Dried Fruit Congress reuniu líderes e pesquisadores da indústria em mesa redonda internacional sobre frutas secas.

As pesquisas apresentadas no Congresso por Daniel D. Gallaher, Ph.D., Professor do Departamento de Ciência Alimentar e Nutrição, Colégio de Alimentos, Agricultura e Recursos Naturais, University of Minnesota; Andriana Kaliora, Ph.D., Professora Acadêmica de Alimentos e Nutrição Humana, Departamento de Nutrição e Dietética, Harokopio University e Gary Williamson, Ph.D., Professor de Alimentos Funcionais, Procter, Departamento de Ciência Alimentar, University of Leeds, Reino Unido, deram apoio à declaração do documento de que as frutas secas tradicionais devem ser incluídas junto com as frutas frescas nas recomendações nutricionais para consumo de frutas e vegetais em todo o mundo.

“As frutas secas são grandes fontes de fibras totais e solúveis na dieta”, disse Gallaher. “Da mesma forma que as frutas frescas, ela possuem baixos valores de índice glicêmico e podem desempenhar um importante papel na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas”.

Além de fornecerem fibras, as frutas secas se classificam entre as mais altas fontes de potássio nas dietas de todo o mundo, de acordo com Arianna Carughi, Ph.D., C.N.S., Coordenadora de Pesquisas de Saúde e Nutrição para a California Dried Fruit Coalition (Coalizão de Frutas Secas da Califórnia). As frutas secas também contêm uma série de compostos fenólicos bioativos cada vez mais importantes, bem como vitaminas e minerais específicos e exclusivos de cada fruta.

“Não há praticamente nenhuma dúvida de que os polifenóis vegetais protegem contra as doenças cardíacas. Os efeitos na saúde são complexos, e parecem agir de várias maneiras diferentes, não somente como antioxidantes”, disse Williamson. “Algumas frutas, incluindo frutas secas, contêm altos níveis de uma variedade de polifenóis, e estamos apenas começando a entender seus efeitos de proteção da saúde”.

Os pesquisadores não apenas esclareceram os conceitos errados que perpetuaram a ideia de que as frutas secas podem não ser tão saudáveis quanto suas similares frescas, mas seu trabalho também destacou os benefícios adicionais fornecidos pelas frutas secas. Um dos problemas mais comuns encontrados na comparação das frutas secas em termos nutricionais é a prática de rotina de equiparação em base de peso por peso, por exemplo, por 100 gramas.

Não é nenhuma surpresa que, como a água é removida na secagem, o conteúdo de açúcar das frutas secas em comparação com as frescas parece ser desproporcionalmente mais alto, contribuindo para as mensagens confusas sobre a concentração de açúcar das frutas secas.

Entretanto, quando se leva em conta o tamanho da porção e o conteúdo de água, os açúcares naturais e as calorias das frutas se tornam iguais tanto para frutas frescas quanto secas. Foi demonstrado que o aumento no consumo de frutas e vegetais diminui a taxa de obesidade e doenças crônicas. Porém, apesar das campanhas e esforços educacionais, ainda existe uma diferença significativa entre as quantidades recomendadas de frutas e vegetais e as quantidades realmente consumidas pelas populações de todo o mundo.

As frutas secas já estão incluídas, juntamente com as frutas frescas, nas recomendações nutricionais oficiais da Argentina, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Suécia, Reino Unido e dos Estados Unidos. Os criadores de políticas em outros países deveriam seguir o exemplo destes países e incluírem as frutas secas nas diretrizes recomendadas para consumo de frutas e vegetais.

Considerando suas importantes qualidades nutricionais e devido ao fato de que elas são naturalmente resistentes à deterioração, fáceis de armazenar e transportar, disponíveis o ano inteiro, podem ser prontamente incorporadas em outros alimentos e de custo relativamente baixo, as frutas secas representam uma maneira importante de aumentar o consumo geral de frutas.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br