Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Caisan desenvolve Plano de Prevenção e Controle da Obesidade
Postado em 17/07/2011

A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) está no processo de elaboração do Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade. A ação, com a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Saúde, da Educação, do Trabalho, das Cidades, dos Esportes, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e da Fazenda, também conta com o apoio da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O lançamento do plano está previsto para outubro.

Pesquisas recentes mostram que cerca de 50% da população está com excesso de peso, e aproximadamente 15% com obesidade. A cada ano há um aumento médio de 1% da população adulta com excesso de peso e 0,72% de obesidade.

Diante desse cenário, o governo brasileiro está no momento de discussão e pactuação preliminar com os setores envolvidos, para atuação prioritária em seis eixos: aumento da disponibilidade de alimentos in natura (frutas, verduras e legumes) básicos e minimamente processados; ações de educação, comunicação e informação; promoção de modos de vida saudáveis; atenção integral à saúde do indivíduo com sobrepeso ou obesidade; regulação e controle da qualidade e inocuidade de alimentos, contemplando medidas relacionadas à publicidade de alimentos, rotulagem nutricional e a melhora do perfil nutricional de alimentos industrializados; e medidas fiscais que favoreçam o acesso e o aumento do consumo de alimentos mais saudáveis, como as frutas e hortaliças.

A obesidade e a desnutrição são duas faces da insegurança alimentar e nutricional que coexistem nas mesmas comunidades e, em algumas situações, no mesmo domicilio tendo a pobreza como um dos determinantes para o seu crescimento acelerado.

Com relação à desnutrição, no Brasil, ainda persistem, principalmente nos grupos populacionais mais vulneráveis como comunidades indígenas e quilombolas, a desnutrição crônica (déficit de estatura) caracterizada pela carência nutricional, que vai além do aporte calórico consumido. Entretanto, o que tem se observado é um movimento de aumento contínuo e expressivo dos casos de excesso de peso e obesidade.

As últimas pesquisas apontam para um o aumento da disponibilidade de calorias per capita com uma maior participação de alimentos na dieta da população, principalmente de alimentos processados, energeticamente densos. Essa tendência pode garantir um aporte calórico necessário para a maioria da população adulta, mas não resulta em uma alimentação saudável, variada e adequada, que previne tanto a desnutrição como a obesidade.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br