Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Mato Grosso do Sul já tem lei de segurança alimentar e nutricional
Postado em 26/08/2011 | fonte - Consea

O Governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, sancionou a lei estadual de segurança alimentar e nutricional na 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que começou hoje (17), em Campo Grande. "O que presenciamos aqui é o resultado de uma liderança que conversa, escuta e dialoga com a sociedade civil organizada", definiu o secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), o­naur Ruano.

A sanção da lei estadual busca estimular esforços entre governo e sociedade civil e monitorar as ações de segurança alimentar e nutricional no Mato Grosso do Sul. Além disso, credencia o Estado a integrar a lei federal e a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

"Após a publicação da lei, vamos criar o comitê intersetorial para escrever o nosso plano de segurança alimentar e, mais do que isso, planejar como vamos trabalhar", definiu a secretária estadual de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Garibe. "Vamos, ao final desta conferência, escolher os que vão nos representar na conferência nacional", completou.

Trinta e nove delegados de diferentes grupos populacionais vão representar o Mato Grosso do Sul na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento está previsto para ocorrer nos dias 7 a 10 de novembro, em Salvador. Eles levarão as propostas para discussões com representantes de todos os estados brasileiros, do Governo Federal e da sociedade civil.

O representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Írio Conti, explicou que é o momento de avaliar os avanços, as dificuldades e os limites do processo de implantação da lei que assegura o direito humano à alimentação adequada. "É importante que todos os grupos populacionais estejam representados", declarou.

Pela manhã, Írio Conti fez um histórico, apresentou conceitos e a importância da segurança alimentar e nutricional. Ele tratou, ainda, do direito humano à alimentação adequada. o­naur Ruano, por sua vez, explicou a importância e o funcionamento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional nas esferas federal, estadual e municipal.

Participam do encontro, representantes dos governos estadual e municipal e da sociedade civil. As discussões prosseguem até quinta-feira (18), com a escolha dos delegados e as proposições a serem encaminhadas para a conferência nacional.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br