Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

ASBRAN dá dicas para consumir os alimentos orgânicos
Postado em 23/09/2011 | fonte - Asbran

A busca por saúde e qualidade de vida tem crescido a cada dia e estimulado pessoas a optarem por alimentos orgânicos. Frutas, verduras, hortaliças, carnes, cereais, cada dia mais variedades de alimentos são produzidos de forma sustentável.

Uma das vantagens desses alimentos é a ausência de substâncias químicas estranhas ao nosso organismo. Segundo a nutricionista Jacira Santos, diretora da ASBRAN, tudo que nosso corpo não reconhece para seu metabolismo é eliminado e este processo causa um esforço extra, pois exige trabalho maior do fígado, rins e outros  sistemas  envolvidos no equilíbrio orgânico.

Outra vantagem, segundo ela, é a concentração de nutrientes, por isso é  importante adquirir frutas e legumes da estação, pois são recém-colhidos, portanto, com maior quantidade de nutrientes. Jacira destaca recentes pesquisas que têm demonstrado maior quantidade de minerais e vitaminas em alimentos orgânicos e aponta o diferencial do sabor

“Muitas substâncias que conferem sabor ao alimento são resultantes do metabolismo secundário da planta. Estas substâncias são produzidas para defesa da planta contra agressores naturais como insetos e parasitas. Além disso, as frutas e vegetais orgânicos têm maior quantidade de extrato seco. A utilização de agrotóxico faz com que as plantas retenham maior quantidade água, o que dilui aromas”, explica.

Na hora de comprar

É preciso ter critérios na hora de comprar um alimento orgânico. Prefira vegetais e frutas, pois terão maior durabilidade na geladeira e podem ser utilizadas as partes não convencionais como cascas de abóbora, batatas, cenouras, talos de brócolis, agrião, folhas de rabanete, nabo, cenoura, beterraba. Além de frutas e legumes, outros alimentos importantes de serem consumidos orgânicos são aqueles de consumo diário principalmente feijão, arroz, açúcar mascavo ou cristal e café.

De acordo com Jacira, ainda existe uma resistência aos alimentos orgânicos. "Muitas pessoas ainda mantêm a cultura de adquirir alimentos não orgânicos em supermercados. É uma prática que economiza tempo e nestes estabelecimentos os alimentos sofrem um tratamento que vai além da higienização. Muitos recebem até polimento com ceras especiais, oferecendo um atrativo visual maior do que os de feiras ecológicas ".

Ainda assim, a nutricionista defende um novo olhar sobre os orgânicos. “Atualmente estamos experimentando um resgate dos valores de ter uma vida mais natural. É um fenômeno mundial de conscientização de que o futuro do planeta e do homem está na integração com a natureza e não no domínio/submissão da natureza às necessidades do mundo moderno. Temos de mudar.”

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br