Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Reeducação alimentar é uma resposta contra a Obesidade
Postado em 11/10/2011

Apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde no mundo, a obesidade atinge na atualidade mais de 1 bilhão de pessoas e já anuncia provocar colapso em alguns sistemas de saúde pública. Ela é a grande responsável pelo aumento do número de doenças crônicas como a diabetes e hipertensão arterial. Não é por acaso que o alerta da OMS tem sido cada vez mais intenso, especialmente na data de hoje, Dia Mundial de Combate à Obesidade.

No Brasil, as últimas pesquisas apontam um cenário preocupante. Em 35 anos a população brasileira mudou o seu padrão físico num ritmo que ampliou abdômens, elevou taxas de colesterol, glicemias e triglicérides, incluindo a faixa etária infantil. Se antes a dieta era mais equilibrada, hoje está repleta de alimentos com poucos nutrientes, ricos em sódio e gordura. Fatores como alimentação pouco saudável e falta exercícios físicos, vistos já na infância e na adolescência, são um risco cada vez maior à saúde.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sobrepeso atinge cerca de 20% da população nacional entre 10 e 19 anos e 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Ainda de acordo com órgão, somente 10,2% da população com 14 anos ou mais mantêm alguma atividade física regular.

A Associação Brasileira de Nutrição há anos vem discutindo o problema da obesidade em simpósios e congressos, alertando governos sobre a necessidade de serem formuladas e aplicadas políticas públicas de combate ao excesso de peso na população. O Congresso Brasileiro de Nutrição tem sido palco constante de análises e reflexões sobre o tema, que voltará à discussão na próxima edição do evento, entre 26 e 29 de setembro de 2012, em Recife.

"Precisamos, entre outras ações, aprofundar e desenvolver projetos de reeducação alimentar. Com informação, criamos uma massa multiplicadora de ações positivas em prol da boa saúde", avalia a presidente da ASBRAN, Marcia Fidelix. Ela acrescenta que a ASBRAN utilizará o seu portal para esta finalidade com foco na prevenção.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br