Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Presidente fala sobre consumo de alimentos sem agrotóxicos
Postado em 09/01/2012 | fonte - Consea

"Gostaria de saber se o governo tem como incentivar a produção e o consumo de alimentos livres de agrotóxicos". Esta foi a pergunta feita pela aposentada Carine Bastos deAndrade, de 54 anos, moradora de Maringá (PR).

A pergunta e a resposta foram publicadas nesta quarta-feira (4), na edição 1441 do informativo "Em Questão", veículo editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

A presidenta Dilma Rousseff respondeu: "O governo federal possui diversas políticas de incentivo à produção e ao consumo de alimentos saudáveis, Carine. O Pró-Orgânico, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, incentiva os produtores a fazerem a conversão para sistemas orgânicos de produção, com projetos voltados à viabilização de insumos e tecnologias apropriadas. Nos articulamos para inserir, na formação dos profissionais da área de Ciências Agrárias, conteúdos específicos sobre este tema".

"E finalmente, uma ação que considero muito importante, Carine, foi a inclusão de produtos orgânicos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação. Ou seja, o próprio governo compra dos produtores alimentos sem agrotóxicos".

"Temos o Pronaf Agroecologia, com linha de financiamento para o agricultor familiar que quer investir nesse segmento. Realizamos também a campanha Semana do Alimento Orgânico, em vários estados, informando sobre os benefícios ambientais e nutricionais desses alimentos. O resultado de todas essas ações é que o consumo de alimentos livres de agrotóxicos tem crescido cerca de 20% a cada ano", concluiu.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br