Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Nutricionistas poderão ter piso salarial reajustado anualmente.
Postado em 13/06/2012 | fonte - Agência Câmara.

A Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou projeto (PL 5439/09) que define o piso salarial dos nutricionistas. O valor vai ser de 4 mil 650 reais. A lei que regulamenta a profissão, publicada em 1991, não define o valor mínimo do salário desses profissionais.

De acordo com a proposta, apresentada pelo deputado Mauro Nazif, do PSB de Rondônia, o piso vai ser reajustado anualmente, de acordo com a variação acumulada do INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Caso a medida seja aprovada, já no mês da publicação da lei vai haver um reajuste com base nesse índice.

O relator, deputado Dr. Paulo César, do PR do Rio de Janeiro, acredita que a aprovação do projeto vai contribuir para um melhor atendimento à população. Ele também destaca a importância dos nutricionistas diante do aumento da obesidade em todas as faixas de idade:
"É uma profissão que, a cada dia, cresce mais de importância devido ao fato da questão obesidade. A obesidade hoje não seria uma epidemia, porque não está só no Brasil - seria um pandemia, porque está no mundo inteiro. E nós já temos no Brasil hoje esse grave problema de alimentação, levando crianças, jovens, adultos e adolescentes à obesidade. Nós sabemos que a obesidade tantos males traz para a saúde, como hipertensão arterial - que é a pressão alta -, o diabetes, um maior número de infartos, um maior número de AVC - que são os derrames."

Helvio de La Corte, que é da direção da Federação Nacional dos Nutricionistas, afirma que a definição do piso salarial por lei vai dar melhores condições de trabalho a esses profissionais:
"É uma vitória muito importante para a nossa categoria, porque ela demonstra uma valorização dos profissionais que atuam nas mais diferentes áreas da nossa profissão."

O projeto ainda vai ser analisado pelas comissões de Trabalho; de Finanças; e de Constituição e Justiça.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br