Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Pesquisadores sequenciam genoma da banana
Postado em 21/07/2012

Rica em vitaminas, minerais, ferro entre outros nutrientes, a banana tem seu genoma sequenciado por pesquisadores. Com os dados do sequenciamento genético da banana, cientistas querem aprimorar variedades mais resistentes aos parasitas.

A banana nos oferece muito para o fortalecimento do nosso corpo e combate ou prevenção a enfermidades. Muito rica em minerais, tem grande quantidade de ferro que ajuda na hemoglobina do sangue, contra a anemia, tem magnésio que contribui no combate a muitas espécies de alergia.

Mas o seu forte é uma grande quantidade de potássio, mineral necessário para contração muscular, evitando cãibras, fadiga e alterações nos batimentos cardíacos, ajuda ainda na transmissão dos impulsos nervosos e recompõe a perda deste mineral nos casos de diabetes, auxilia os pacientes com hipertensão ou com problemas cardíacos e, também, nos casos de diurese provocada em pessoas em regime de emagrecimento.

A banana ainda possui o cálcio tão necessário para fortalecimento dos ossos, dentes e as células do nosso corpo.

As vitaminas são um caso a parte.

Veja as vitaminas encontradas nesta fruta: A (beta caroteno), necessária para o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a diminuir o tempo de duração das doenças. Vitamina C (ácido ascórbico), que ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra o câncer; B1 (tiamina), que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (riboflavina), que ajuda na cicatrização das feridas, e a B5 (niacina), que interfere no metabolismo das gorduras e açúcares.

Ideal para integrar a dieta de mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM). A banana maçã combate o colesterol e ajuda a evitar prisão de ventre. Uma pesquisa, vinda da Inglaterra, informa que a ingestão de bananas forma um fermento digestivo, do tipo dietético, que protege contra o câncer do estômago.

Outros benefícios da banana: Ela alcaliniza o sangue no caso da acidez no estômago, facilitando a digestão. Estimula os rins na depuração de elementos tóxicos; no caso de infecção do fígado, ajuda no fortalecimento celular.

A banana é, também, ótima para combater a diarreia infantil. Sendo assim, a dieta à base de banana, comumente recomendada pelos pediatras, é adequada – diz o professor William B. Greenough III, da Johns Hopkins University e presidente da Fundação Internacional para a Saúde da Criança.

Sequenciamento genético.

O sequenciamento do genoma da Musa acuminata, presente na composição de todos os tipos comestíveis de banana, foi concluído, o que abre caminho para a produção de variedades mais resistentes aos parasitas, anunciaram institutos de pesquisas do sul da França.

A banana revelou os segredos de seus 520 milhões de bases, destacaram o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) e o Centro Nacional de Sequenciamento (CEA-Genoscope), ambos em Montpellier. O sequenciamento revelou os 36 mil genes da bananeira e sua posição em seus 11 cromossomos.

Os resultados do trabalho, que durou mais de 10 anos, foram publicados na revista científica "Nature", informou o Cirad, que coordenou em 2010 o sequenciamento do genoma do cacaueiro.

Para os pesquisadores, a descoberta representa uma "contribuição fundamental para aprimorar as variedades", uma vez que "a banana está sujeita a ameaças constantes de parasitas, e é fundamental para a segurança alimentar e econômica de mais de 400 milhões de pessoas nos países do sul".

"Se a produção de variedades mais resistentes é uma necessidade, também é, no entanto, complicada, devido à baixa fertilidade das bananas", advertiu o Cirad. "O sequenciamento constitui uma referência de grande valor para estudar a evolução dos genomas", acrescentou, ressaltando que os pesquisadores já conseguiram determinar que a bananeira registrou três episódios de duplicação completa do genoma.

A maioria dos genes que surgiram desta duplicação se perdeu, mas alguns persistiram, permitindo "o surgimento de novas funções biológicas", destacaram os pesquisadores, que identificaram fatores abundantes de regulação, que contribuem em "processos importantes, como o amadurecimento das frutas".

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br e Yahoo Respostas

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br