Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

As laranjas têm imposto reduzido para aumentar o consumo
Postado em 11/08/2012 | fonte - Folha de São Paulo e Info Escola

As laranjas são uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto, mas também por seu valor nutricional.  É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico (vitamina B6), flavonoides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc.

Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes que tem o papel de bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.

A alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrada sobre a produção do suco dessa maravilhosa fruta será reduzida de 18% para 12% em São Paulo.

A medida faz parte de um pacote que o governo paulista prepara para tentar amenizar a crise da citricultura, que sofre com a supersafra da fruta e a redução do consumo no mercado externo.

A redução de seis pontos percentuais no imposto foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB): "Vamos baratear o custo de produção para estimular o consumo no mercado interno", afirmou o tucano.

De acordo com estimativas do setor, a supersafra da laranja pode gerar perda de 80 milhões de caixas da fruta neste ano, sendo que 10 milhões já estragaram. Nos últimos dias, citricultores chegaram a distribuir gratuitamente frutas e suco em escolas e em uma rodovia da região de Ribeirão Preto - SP.

Segundo Alckmin, o governo estuda também a criação de um programa de distribuição de suco concentrado de laranja - o "leve suco"- nas escolas estaduais. Conforme o projeto, cada litro concentrado rende até quatro litros do suco diluído e a distribuição seria em caixas longa vida. Está em análise justamente a viabilidade da aquisição de embalagens. "Também vamos instituir o suco de laranja como a bebida oficial de São Paulo. A bebida será servida em todos os eventos do governo."

A indústria avaliou positivamente a medida. A redução do ICMS, porém, só vai gerar maior consumo no mercado interno se o varejo também reduzir sua margem de lucro. "Se o varejo não repassar a redução do custo para o consumidor, não adianta", afirmou Christian Lohbauer, presidente da Citrus-BR (associação dos fabricantes e exportadores de suco). "Reduzindo o custo de produção e o preço para o consumidor, mais a indústria compra laranja do citricultor e todo mundo ganha", disse Lohbauer.



 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br