Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Lançado Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutrição
Postado em 30/11/2012

 A ASBRAN participou na manhã desta sexta-feira (30) do lançamento do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutrição para as Políticas Públicas. O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com os ministérios da Educação e Saúde, contou também com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi.

Na solenidade, que aconteceu no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a ASBRAN foi representada pela diretora Zaíra Salerno (na foto à direita).

Durante o evento, o MDS e a Universidade de Brasília (UnB) lançaram a Rede Virtual Ideias na Mesa, cujo objetivo é o compartilhamento de experiências de educação alimentar e nutricional. 
O Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutrição para as Políticas Públicas é resultado de um trabalho coletivo conduzido pelo grupo de técnico formado pelos ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, ASBRAN, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Federal de Nutricionistas e Universidade de Brasília.

A Educação Alimentar e Nutricional é uma das principais estratégias de promoção da Alimentação Saudável. A construção do Marco de Referência vem sendo conduzida desde 2011 com o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação das práticas de EAN para ação pública. 
Ao mesmo tempo em que a importância estratégica da EAN é apontada para a promoção da alimentação adequada e saudável, o seu campo de atuação nao está claramente definido. Ainda há uma grande diversidade de abordagens conceituais e práticas, pouca visibilidade das experiências bem sucedidas e há necessidade de investimentos em metodologias e estratégias de ação comprovadamente eficazes. Há uma lacuna entre as formulações das políticas e as ações educativas desenvolvidas no âmbito local.

Avanços importantes sobre este tema podem ser visualizados pelo corpo normativo acumulado no Brasil ao longo dos últimos anos. A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e o Decreto 7.272/2010 colocaram a EAN como uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. De forma complementar, as conferências de Segurança Alimentar e Nutricional também vêm pautando de forma consistente o pepal das ações da EAN na garantia do direito Humano à Alimentação Adequada. Para o PNAE, a EAN foi estabelecida como um dos principais eixos de ação, para além da simples oferta de refeições.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br