Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Projetos que combatem a obesidade infantil aguardam sanção de Alckmin
Postado em 16/01/2013

Dois projetos de lei que regulam a publicidade de alimentos e combatem a obesidade infantil no Estado de São Paulo estão na mesa do governador Geraldo Alckmin (PSDB) aguardando sanção.

O governador tem até o final do mês de janeiro para decidir se veta ou sanciona os projetos de lei 1096/2011, do deputado estadual Alex Manente (PPS), e 193/2008, de Rui Falcão (PT). O primeiro proíbe a venda de alimentos acompanhados de brindes ou brinquedos e o segundo regulamenta a publicidade dirigida a crianças de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio.

Caso os PLs sejam sancionados, o Estado de São Paulo sairá na frente na proteção às crianças e no combate à obesidade infantil e sedimentará o caminho a ser trilhado por todos os legisladores brasileiros.

A obesidade infantil tem crescido no país, como apontam pesquisas. Só no Brasil, 33,5% das crianças estão atualmente com sobrepeso ou obesidade. A doença se alastra com rapidez pelo mundo em decorrência principalmente da má alimentação, rica em carboidratos e gorduras a que os pequenos são expostos. Isso acaba gerando uma série de outros problemas, como diabetes tipo 2, colesterol, pressão alta e apneia de sono, por exemplo.

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros. Outro aspecto complicador é a dificuldade dos pais em admitir o sobrepeso dos filhos.

Segundo pesquisa do Hospital Derriford, em Plymouth, Inglaterra, realizada com os pais de 277 crianças obesas, apenas 25% deles admitiam que seus filhos estavam com excesso de gordura corporal. Um terço das mães e um pouco mais da metade dos pais disseram que elas estavam com o peso "normal".

Projetos como os aprovados pela Assembleia Legislativa de São Paulo precisam tornar-se realidade e, para isso, é importante a manifestação popular em defesa da sanção do governador. Assine a petição pública no link abaixo. A meta é alcançar no mínimo 5 mil assinaturas.

ASSINE AQUI A PETIÇÃO

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br