Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Má nutrição causa problemas na aprendizagem de crianças
Postado em 03/06/2013 | fonte - Save the Children


Um quarto das crianças não consegue aprender porque come mal. Este é o resultado da pesquisa divulgada esta semana pela Save the Children, organização não governamental de defesa dos direitos da criança no mundo, que se dedica desde 1919 a ajuda humanitária e de desenvolvimento a longo prazo, através do apadrinhamento de crianças.

O estudo lança nova luz sobre a forma como a falta de alimentos nutritivos pode impactar no desenvolvimento cognitivo de uma criança e os suas efeitos no crescimento econômico. Descobertas recentes sugerem que o impacto econômico global da desnutrição pode ser de até US $ 125 bilhões.

O relatório vem a apenas poucos dias antes da o Nutrition for summit Growth em Londres, que antecede o encontro do G8. Apesar de enorme progresso em outras áreas - tais como o reduzir pela metade o número de mortes de crianças ao longo das últimas duas décadas - Save the Children diz desnutrição é como um calcanhar de Aquiles para o desenvolvimento. 
Espera-se que o governo americano apresente no encontro do G8 uma boa oferta de financiamento para a nutrição e um plano concreto para enfrentar o problema.

DIETA NUTRITIVA POBRE 

A pesquisa mostra que não ter um dieta nutritiva pobre pode prejudicar severamente a capacidade de uma criança ler e escrever uma sentença simples e responder a perguntas básicas de matemática corretamente -, independentemente da quantidade e da qualidade de escolaridade que receberam.

"Uma Nutrição pobre nos primeiros anos está dirigindo a alfabetização a uma crise grave nos países em desenvolvimento e é também um enorme barreira na luta contra mortes de crianças", disse Carolyn Miles, presidente da organização.

Para ela, é fundamental e urgente melhorar o estado nutricional de crianças e mulheres grávidas. "Os líderes mundiais que se reúnem em Londres no dia 8 de junho devem se comprometer a ações concretas para enfrentar a desnutrição nos críticos 1 mil dias, e investir mais no futuro dos nossos filhos."
A pesquisa foi realizada com base em estudos de milhares de crianças em quatro países (Etiópia, Índia, Peru e Vietnam), e identificou que, com a idade de oito, as crianças que estão raquíticas devido à desnutrição crônica são 19 por cento mais propensas a fazer uma leitura errada de uma frase simples como "eu gosto de cães" ou "O sol é quente".

As crianças subnutridas aprendem com mais dificuldade, ficam para trás, dão mais erros e uma em cada quatro sofre de atrofia ou revela uma evolução física afetada por deficiências na alimentação.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br